Friday, January 26, 2007

The Departed

The Departed
The Departed: Entre Inimigos























Ano: 2006
Realizador: Martin Scorsese
Actores: Leonardo DiCaprio, Matt Damon, Jack Nicholson, Martin Sheen

O Melhor: ...acho que tudo.

O Pior: Há qualquer coisa no final que custa a digerir (mas atenção não o estou a criticar).

Em Boston, a polícia federal encontra-se em guerra aberta contra o crime organizado. O jovem polícia Billy Costigan (DiCaprio) foi destacado para se infiltrar na máfia controlada por Frank Costello (Nicholson). Enquanto isso, Colin Sullivan (Damon), outro jovem agente, trabalha para a Unidade Especial de Investigação na tentativa de deter Costello. Aquilo que os seus superiores desconhecem é que Sullivan é também um infiltrado, enviado por Costello. Quando se torna claro que existem duas toupeiras em acção, começa uma corrida contra o tempo...Após The Aviator, que foi injustiçado pela academia, Martin Scorsese lança-se uma vez mais na corrida aos Óscares com este seu recente The Departed. E ironicamente irá defrontar novamente o seu “rival” Clint Eastwood, que em 2004 levou a melhor com o seu espectacular Million Dollar Baby. Bom o que dizer sobre The Departed? Não sei bem por onde começar, mas só tenho coisas boas a dizer. Muitos acham este filme inferior ao Infernal Affairs, que lhe serviu de inspiração…eu como não vi nenhuma das três partes, só posso analisar esteo que vi. E o que vi foi uma obra-prima do mestre Scorsese, que reuniu um leque invejável de actores, que deu vida a uma hipnotizante historia. E ao contrário do que muitos dizem, eu dou a mão a palmatória, e mais uma vez vou elogiar o desempenho de DiCaprio, que felizmente está cada vez mais distante do seu, aparentemente eterno, Titanic. Até Paulo Portas na crítica que fez a The Departed disse que “o filme sobrevive a DiCaprio”, confessando que há qualquer coisa em DiCaprio que faz dele um eterno bebe Nestlé! Nem vou comentar, vou apenas citar “Criswell” da revista Premiere, “será que o grupo parlamentar do CDS-PP já delibera sobre filmes?”. Quanto ao veterano Jack Nicholson, numa palavra…PERFEITO. Matt Damon, Martin Sheen e Alec Baldwin estão igualmente de parabéns. Mas voltando ao filme enquanto produto final, o maior elogio que posso fazer, é que se eu tivesse visto o filme sem saber quem era o realizador, o primeiro nome que me viria à cabeça seria o meu guru, Quentin Tarantino! Para quem conhece a minha pancada pelas obras de Tarantino, sabe que é um grande elogio, portanto quem esta de parabéns é Martin Scorsese. Apesar de também ser um fiel seguidor de Clint Eastwood, e ter ficado bastante satisfeito com a sua vitoria em 2004, espero que este ano a academia dê a Scorsese o devido reconhecimento que há muito lhe é negado.

No comments: