Saturday, January 20, 2007

O Caso Michael Richards

Eu sei que este assunto já não é propriamente novo, mas apesar de ter tomado conhecimento poucos dias após o sucedido, só agora tive oportunidade de visionar este famoso vídeo.
Bom o incidente passou-se a 17 de Novembro de 2006. Michael Richards, actor que se tornou conhecido por representar o papel de Kramer da série televisiva Seinfeld, fazia uma das suas habituais actuações de Stand Up no Laugh Factory (West Hollywood, California), quando foi confrontado com o “mau comportamento” de dois espectadores. Ao que parece estes dois não se calaram durante toda a actuação, chegando mesmo a provocarem o actor dizendo que este não tinha piada. E pronto foi neste momento que Richards perdeu a cabeça, e respondeu à letra com piadas e acusações racistas, chegou ainda a trocar palavras com um dos espectadores, e rapidamente perdeu o controlo da sala tendo mesmo que a abandonar. Tal aconteceu provavelmente por Richards “estar a vontade”, por o espectáculo não estar a ser filmado, mas enfim as novas tecnologias não o ajudaram e alguém filmou o “espectáculo” com um telemóvel. É de facto um acontecimento lamentável, que certamente lhe manchará a carreira, mas vão ter que me desculpar, porque acho completamente ridícula a importância que lhe estão a dar! Ok o discurso dele foi evidentemente ofensivo para os tais dois espectadores, e o tema racismo é sempre complicado nestes casos…agora, onde é que está a piada e o ridículo da situação? Na minha opinião está no facto de comediantes negros poderem fazer todas e mais algumas piadas racistas, como por exemplo Chris Rock ou Chris Tucker, mas se for um comediante “branco”, alto e pára o baile que ele já é racista!
Enfim fica aqui então o polémico vídeo, e para os mais interessados aconselho também a verem o vídeo do programa do David Letterman, onde Michael Richards pediu desculpa com o apoio do seu amigo e colega Jerry Seinfeld.- David Letterman Vídeo

No comments: