Wednesday, September 27, 2006

World Trade Center



World Trade Center
World Trade Center

O Melhor: Oliver Stone levanta-se com o pé direito após o “flop” de Alexandre, O Grande.

O Pior: É uma super-produção, por isso como é moda agora vai ser obrigatoriamente arrasado.

11 de Setembro de 2001. Will Jimeno (Pena), da Polícia Portuária de Nova Iorque, estava tentado a tirar o dia de folga, mas acabou por ir trabalhar. O sargento John McLoughlin (Cage), um respeitado veterano da corporação, está acordado há algumas horas. Estes dois homens, juntamente com os colegas, deslocaram-se para o centro de Manhattan, como faziam todos os dias. Mas este não era um dia como os outros.
Cinco anos após a tragédia do 11 de Setembro, Oliver Stone apresenta-nos aqui a super-produção que faltava sobre o tema. Depois de “United 93”, ou “Flight 93”, como foi rebaptizado nalguns países, e de inúmeros documentários, temos aqui o filme que aborda o drama central desse dia, as operações de salvamento no World Trade Center. Para desilusão de alguns, é obvio que o filme não mostra directamente imagens da colisão dos aviões com as torres, e felizmente que não o faz, pois se mostrasse o mais certo era o filme “bater na trave”, sendo os EUA um país tão patriota, seria censurado ou mesmo proibido de passar na maioria dos estados. Mas isto para quem não sabe, foi logo dos pontos prévios a serem discutidos, ficou claro que não iria haver exploração a nível visual dos momentos quer do embate dos aviões, quer das torres a desabar, e estou totalmente de acordo, acho que já chegou os quase 2 anos a passarem diariamente essas imagens até a exaustão.
A nível das imagens reais que Stone utilizou, a que na minha opinião foi a mais bem utilizada, foi sem duvida a queda de uma das pessoas do WTC, é uma imagem de cortar a respiração!
Nicolas Cage e Michael Peña fazem dois grandes papéis, inspirados obviamente em “personagens” reais, os dois polícias que milagrosamente saíram com vida dos escombros do WTC. O Policia português António Rodrigues, é aqui também retratado, mas que infelizmente não escapou com vida.
As filmagens do Ground Zero, foram feitas num hangar na Califórnia. O nível de recriação foi tão exacto, que tanto os actores, como o próprio realizador ficaram com problemas de respiração devido ao pó existente no set, um esforço que valeu bem a pena.
Em suma é um grande filme, que tem a inteligência de recriar os factos tal e qual como foram naquele dia, não há politiquices, há apenas o que aconteceu e ponto final, não houve tempo para pensar o como e porquê de ter acontecido, mas sim a necessidade de reagir perante algo completamente imprevisível.

No comments: