Saturday, June 10, 2006

The Da Vinci Code




The Da Vinci Code
O Código Da Vinci



Ano: 2006
Realizador: Ron Howard
Actores: Tom Hanks, Audrey Tautou, Ian McKellen, Jean Reno, Paul Bettany


O Melhor: Ian McKellen e Paul Bettany

O Pior: Já termos a cabeça cheia de criticas negativas do filme, pela altura em que nos sentamos na cadeira de cinema para o ver.


Chega assim finalmente a tão aguardada adaptação cinematográfica do best seller de Dan Brown, “The Da Vinci Code”. Bom indo directo ao assunto, acho que no geral o filme tem nota positiva. Para todos os “críticos de bancada” (eu claro também estou incluído), não se esqueçam que é fácil, é muito fácil criticar um filme cujo argumento provem de um livro, mas pelo oposto, é difícil, muito difícil fazer esse mesmo filme, portanto neste sentido na minha opinião Ron Howard está de parabéns, melhor não podia ter feito, e desculpem que diga, mas quem diz o contrario não passa de um snob anti-cinema e anti-Hollywood. Ambos os protagonistas, Tom Hanks e Audrey Tautou, estão também de parabéns, mas saliento outras duas grandes interpretações; Ian McKellen no papel de Sir Leigh Teabing, e Paul Bettany que deu vida, e muito bem, ao albino Silas. A cena da “descodificação” de A Última Ceia, de Leonardo Da Vinci, está puramente brilhante a nível visual e claro o texto em si também. Voltando a Ron Howard, cabe-lhe também o mérito de ter conseguido filmar dentro Louvre, algo terrivelmente burocrático, e praticamente impossível. Por fim, acho que o filme está indiscutivelmente fiel ao livro, mesmo que, como dizem alguns fãs, não faz referencia a certos pormenores, eu pessoalmente acho refere os essenciais, caso contrario para os referir a todos teríamos no mínimo 5 horas de filme, se quem reclama destes pormenores também reclama que o filme é muito longo…há aqui uma contradição ou é impressão minha?

7 comments:

Reis said...

Gostei do Blog... e já agora, do Código também.

Alex said...

Bom, é mais que justo a resposta do Miguel, mas visto que a nossa troca de opiniões foi no PTGate, portanto para quem não leu... – http://cinema.ptgate.pt/filme-coment.php?code=3845 - bom eu dei a minha opinião no meu blog! O que escrevi no PTGate, foi só um comentário à critica do Miguel, por uma simples razão, eu não critico filmes que à partida não gosto, eu não gosto de filmes de terror (a única excepção está no blog – The Skelton Key), por isso simplesmente não os comento, deixo isso para quem gosta, só me "enervei" porque não gosto que venham dizer mal de filmes só porque sim, e ainda por cima com argumentos muito rebuscados. Da mesma maneira que ninguém é obrigado a gostar e/ou concordar com os meus comentários (e se assim fosse não teria piada nenhuma), eu também tenho direito de não gostar de certos comentários. E já agora o meu objectivo inicial era fazer um site, mas por falta de paciência e mesmo conhecimentos informáticos, abri o blog por ser mais fácil, portanto não era minha intenção trocar ideias ou opiniões, era simplesmente por on-line os meus comentários, e lia quem queria. Mas sendo assim agradeço todos os comentários, mesmo ao Miguel, ou melhor principalmente ao Miguel, porque foi uma troca de pontos de vista saudável, não era com intenção de provocar ou simplesmente ser do contra.

Alex A. Oliveira

Anonymous said...

Antes de mais...saudaçoes cinefilas para todos vós...e posto isto começo por abordar o tema... "O Código Da Vinci" é um romance demasiado longo, vendido e exagerado... O romance acaba por distorcer a história da igreja, dando assim uma nova visão da heresia Ariana, entretecendo factos históricos e pseudo-históricos... Penso que Brown mistura factos reais com meras especulações e fantasia, de tal forma que o resultado final tem uma aura de historicidade...O "Código da Vinci" é utilizado para questionar os fundamentos da fé cristã e a sua veracidade de forma a atacar a igreja num formado de romance..na qual normalmente não se espera encontrar uma verdade histórica...contudo acho este livro uma das melhores adaptações ao cinema que já vi, e quem o leu sabe disso...Como por exemplo o Miguel...um rapaz culto que se interessa em ler livros no seu dia a dia...mas pelos vistos só aqueles livros com menos de 50 paginas...=\...enfim Miguel... x]...devias tentar ler mais...dps pode ser que fundamentes melhor as tuas coisas...quanto ao teu ego...será ele tao culto quanto tu? =\...

Anonymous said...

bom pessoal sou novo aki e mt prazer conhecer fans do codigo. fikei impressionado com o comentario ao Smart..sim pois num filme tao fiel ao livro so para nao parecer martking iam por o tom hanks e a aufrei t. a fugir a policia de bicicleta numa altura k um deles é acusado de um homicidio ke envolve a igreja e nao só e ela é neta do falecido. sim miguel acho totalment uma hipostese que os fans iriam adorar..sinceramnete, so kem leu o livro é k sabe o k leu e k sabe ver o film como uma das adaptações de um livre mais fies ja hoje feitas.agumentos teu = 0.pessoal desfrutem bem o film kuando xegar a dvd k apesar d m desiludir no fim porcausa do NÃO irmão esta excelente kuase 5*. alex arranja ai kualker cena do x-men 3. tb mt bom. fikem bem e esperem k o codigo passe na sic a tarde ou entao na 2..ou pod ser k a bbc realize um telefilm c efeitos especiais mt maus e seja exebido na tvi das 2 as 5 da tarde. k venha o "anjos e demonios"

Alex said...

Primeiro que tudo, um obrigado ao Zé por ter deixado o seu comentário. Quanto ao X-Men 3, acredita que está em primeiro na minha lista de prioridades para o blog, só ainda não está por uma razão muito simples, ainda não o vi! Mas eliminarei esta falha em breve, visto ser uma das minhas adaptações de BD de eleição (pelo menos os 2 primeiros eram, vamos lá como é este sem o Bryan Singer). Espero pôr o comentário on-line no máximo até ao fim desta semana, logo que tal aconteça também ponho o respectivo link no site da PTGate.

Cumprimentos cinéfilos

Alex A.Oliveira

Anonymous said...

obg pela atençao alex. e digo-te ja sobre o x-men 3.vale mt a pena o realizador tem um optimo trabaho, o filme tem umas cenas impressionants, ams se fores fan como eu sou desta trilogia vais fikar um bocado desiludido por algumas personagens muito importantes nos 2 anteriroes quase desaparecerem e digo-te k esperava um pocuco + e + duração.no entando é tao bom como o codigo se não melhore de certeza um dos 1ºs da minah lista este ano.fika bem

Anonymous said...

Desculpa não estar a fazer um comentário ao filme, mas achei este blog bem elaborado, continua a postar!
Pelos vistos ainda há pessoas que entendem o verdadeiro significado do cinema! se quiseres dá uma vista de olhos no meu, não é tom bom quanto o teu mas.. lol
www.chiclete.skyblog.com
fica..e espero por mais posts no teu blog!