Monday, December 22, 2008

The Shield (2002 - 2008)

The Shield
O Protector


























Acabadinho de ver o ultimo episodio, da última temporada de The Shield, é agora tempo de fazer uma breve reflexão sobre uma das minhas series de eleição.
E para não variar quando acabo de ver um filme ou serie, vou pesquisar alguns comentários, para ver se a minha opinião é partilhada, mas isso nem sempre acontece. O primeiro sitio onde fui procurar (e depois de ler o que li, foi o ultimo), foi o IMDB. Não deixa de ser irónico que a classificação média é de 9/10, no entanto 4 em 5 comentários são a mandar abaixo a torto e a direito. Isto só pode querer dizer duas coisas, ou as pessoas brincam com a votação e dão o contrário ao que queriam dar, o que é no mínimo estranho, ou então as únicas pessoas que se dão ao trabalho de escrever são as que não gostam, o que é ainda mais estranho. Eu continuo a bater na mesma tecla, PORQUE RAIO VOU ESTAR A ESCREVER SOBRE UMA COISA QUE NÃO GOSTO À PARTIDA? Já alguém me viu escrever sobre Ugly Betty, ou sobre o “SAW 23”? Mas esta gente agora só gosta de dizer mal do que não gosta, em vez de ir dizer bem do que gosta? Eu pessoalmente gosto bem mais da 2ª opção, os únicos comentários negativos que escrevo são sobre projectos dos quais eu tinha alguma expectativa. Mas só para terminar este tema, o pior que li foi mesmo acusar o estilo visual cru de The Shield, de não ser mais do que preguiça de fazer uma edição como deve ser… É preciso fazer comentário? Alguém acusou o Picasso que ser preguiçoso para pintar formas definidas? Vou ser fuzilado com esta comparação mas paciência. The Shield não tem o pós produção Hollywoodesco de CSI, mas é por isso que deixa de ser um estilo?
Mas vamos ao que interessa, The Shield não está no meu Top 10, nem Top 5 de series, mas sim no meu Top 3. Nesta viagem de 7 anos muita coisa mudou no Universo de Vic Mackey, a única coisa que se manteve foi fidelidade dos seus fãs, que na minha opinião nunca saíram desiludidos.
Michael Chiklis foi Vic Mackey desde o primeiro minuto até ao último. Continuo a dizer que foi o “seu” papel, que digam o que disserem não era para qualquer um. Apenas saliento a fantástica cena no penúltimo episodio da sétima temporada, onde Vic confessa todos os crimes em que a Strike Team esteve envolvida.
Nesta última temporada muita coisa se desenterrou, apenas lamento que não tenha havido um regresso de dois personagens em particular: Captain Monica Rawling (Glenn Close), e Lt. Jon Kavanaugh (Forest Whitaker).
É uma serie forte, que da ênfase à sua catch phrase “Conscience is a Killer”, como fã confesso que não fiquei indiferente ao seu final, e apesar de não ser o que se poderia imaginar, não desilude.
The Shield foi competente desde o primeiro dia, é uma serie sem duvida a rever nas suas edições originais em DVD (já estou a tratar disso, vamos ver se o Pai Natal ajuda), EU gosto e ponto final!

Aqui fica um vídeo de homenagem a esta grande série – The Shield.



No comments: