Monday, October 29, 2007

RIP – Revista Premiere (1999-2007)

Bom só agora escrevo sobre o assunto, primeiro porque vergonhosamente só tomei conhecimento de tal notícia há pouco tempo, e segundo porque tive esperanças que depois do pó assentar, alguém se chegasse a frente e dissesse que era mentira.
Mas é efectivamente verdade, toda a redacção e leitores da Revista Premiere são obrigados a ver no nº 96 (Outubro 2007), o ultimo exemplar da única revista portuguesa inteiramente dedicada ao cinema. É uma pena ver acabar assim um excelente projecto, ainda por cima a uns escassos 4 números da Revista nº 100…
O site - www.premiere.pt – já se encontra off line, quanto ao blog, e esta talvez seja a única boa noticia no meio disto tudo, já foi rebaptizado, e está de boa saúde pronto para continuar um trabalho que tem vindo cada vez mais a aumentar a qualidade, a quem eu tiro o chapéu!
Para os mais interessados aqui fica o link para o comunicado oficial de José Vieira Mendes (Director/Editor Chefe da Premiere) - http://premiere-portugal.blogspot.com/2007/09/ltima-premiere.html - para que possam tirar as vossas conclusões, a minha é optimista….é uma questão de tempo até que a equipa da Premiere encontre uma nova casa, e um novo nome!

1 comment:

Anonymous said...

Realmente vivemos num país onde cada vez se aposta menos na cultura e onde apenas há espaço para o "Jornalinho" desportivo, para as "Marias", as "Anas", as "Telenovelas" e revistas do género...
Fui uma fiel leitora da Revista Premiére desde o início, devorava cada edição com prazer, com enorme expectativa e quando terminava mal podia esperar pela próxima...
Achava fantástica a coluna do Mestre Criswell, a importância que se dava ao Cinema Português (filmes, actores, realizadores, argumentistas), ao destaque que davam aos vários Festivais de Cinema, e, principalmente, adorava quando chegava aos Especiais e relembrava momentos chave da História do Cinema (as homenagens a grandes realizadores; o relembrar de séries que marcaram gerações; o reviver de momentos que fizeram com que muitos filmes e muitos actores permanecessem ícones...)
Sinto saudades de ler aquela que eu considerava a "minha" Revista, aquela que eu comprava sempre no mesmo quiosque, todos os meses, ao mesmo vendedor, e que lia sempre com um sorriso nos lábios...
Mas algo me diz que enquanto houver gente interessada e interessante há esperanças para a "nossa" Premiére!